Na tarde desta sexta-feira (6), uma ação da Guarda Municipal gerou indignação em algumas pessoas que transitavam no Calçadão de Santa Maria. Em vídeo que circula nas redes sociais, um homem aparece sendo contido por quatro agentes municipais.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Conforme relato de uma pessoa que passava no local, o homem, que seria usuário de uma prótese ortopédica, teria tentado impedir uma fiscalização da prefeitura que retirava o vendedor ambulante de churrasquinho do local. De acordo com ela, o fato gerou muita revolta em quem presenciou a cena.
Homem entra em confronto com agentes da Guarda Municipal no Calçadão. https://t.co/soIuoKwcxh pic.twitter.com/rPeU4zQvhU
— Diário de Santa Maria (@diariosm) October 6, 2023
Contatada pelo Diário, a prefeitura emitiu uma nota em que relata que os agentes teriam sido desacatados pelo vendedor ambulante e pelo homem que tentou interferir. Confira a nota na íntegra:
A prefeitura explica que no começo da tarde desta sexta-feira (6), agentes da Guarda Municipal detiveram um homem por desacato às autoridades em função de o mesmo ter investido contra os servidores no momento em que foi solicitado para um segundo homem que se retirasse do espaço (entre o Calçadão e a Praça Saldanha Marinho), uma vez que ele não possui autorização para comercializar churrasquinho.
No momento da abordagem, servidores do Setor de Fiscalização da Prefeitura realizavam ação para que permanecessem no local somente aqueles ambulantes autorizados a vender produtos.
Uma vez que o vendedor de churrasquinho se recusou a sair do espaço, esse segundo homem agrediu os agentes, sendo interpelado e conduzido para a Delegacia de Polícia Pronto-Atendimento.
A ação de fiscalização ocorreu um dia antes da cerimônia de inauguração das obras de revitalização do Calçadão, que será neste sábado (7).